DUVIDAS FREQUENTES:
Most frequent questions and answers
Nossos especialistas têm um know-how muito grande dos melhores e piores substratos para fabricação de gás, sejam eles resíduos ou matérias-primas selecionadas. A única forma de saber com precisão o potencial de produção de Biometano de um material é com análises laboratoriais, seja em nosso laboratório interno ou em laboratórios externos certificados.
Materiais orgânicos não degradados ou com baixa degradação costumam ser excelentes, entre eles os resíduos de abatedouros, resíduos da indústria sucroenergética, de fábricas de celulose e papel, da pecuária, fábricas de alimentos ou bebidas e culturas agrícolas plantadas, ou seja, os ramos de atuação que trabalhamos. Na dúvida, contate-nos que esclareceremos mais a fundo.
Sim. Pensando em fatores econômicos, a oferta de Óleo Diesel está cada vez mais restrita, seja por fatores ambientais ou devido a conflitos mundiais (guerra na Ucrânia) que fazem com que aumente o consumo em determinados locais, pelo fato do Diesel ser o substituto mais fácil do gás russo. Sabendo disso, não há expectativa de diminuição de preço na bomba pensando no médio e longo prazo. O Biometano é, por lei, equivalente ao Gás Natural, que por sua vez, já vem se provando, no mundo todo, um excelente substituto do Diesel. O potencial brasileiro de produção de Biometano, seja por resíduos ou culturas energéticas, é invejado pelo mundo todo por três fatores em específico: volume potencial, pegada de carbono do biocombustível e preço para fabricação. Sendo bem competitivo até mesmo com o Gás Natural.
Para efetiva competitividade, é necessário uma planta bem dimensionada, com equipamentos de boa eficiência e qualidade, com disponibilidade de operação da planta quase que 24 horas por dia, o ano todo.
O mercado de veículos pesados está apenas no início, seja no Brasil ou no restante do mundo. A tendência é de uma frota cada vez maior, segundo dados dos fabricantes nacionais, as vendas saltam a cada ano. Portanto, a expectativa é que para os próximos anos haja comércio para veículos usados a gás. Hoje ainda não existe pelo fato de que ainda não deu tempo dos primeiros veículos serem depreciados.
Sim, em veículos pesados, chega a ser mais seguro do que o próprio Óleo Diesel. Isso se dá pelo fato dos cilindros de gás serem extremamente duros e seguros. Em um impacto lateral, os cilindros dificilmente são danificados, e quando são, são abertas válvulas de segurança automaticamente, dissipando o gás combustível pela atmosfera, ao contrário do diesel que derrama no chão, correndo o risco de inflamar e causar um incêndio queimando o veículo. Fora os problemas ambientais.
Segue um vídeo da Scania testando a segurança dos pesados a gás: https://youtu.be/7GhGiplJhAw