DUVIDAS FREQUENTES:
Most frequent questions and answers
O custo de produção varia muito em função das matérias primas ou resíduos utilizados para fabricação. Em geral, como o Biogás é o primeiro dos produtos advindos do processo de biodigestão e não costuma ter nenhum tipo de beneficiamento ou compressão, somente limpeza, o custo operacional para produção é extremamente baixo, dificilmente saindo da casa dos centavos.
Assim como o Biogás, o custo de produção do Biometano varia muito a depender do substrato utilizado para fabricação. Além do substrato, para produção de Biometano, outros fatores variáveis pesam bastante na conta, como é o caso da energia elétrica, que conforme oscila o preço de mercado, o custo de produção flutua junto (caso não tenha autogeração). Outros fatores devem ser levados em consideração, como grau de automação da planta, tempo em operação, desperdício de gás, eficiência de equipamentos, formato de utilização, rota tecnológica, aproveitamento ou não de CO2, entre outros fatores que interferem diretamente no seu custo de produção. Com tantos fatores envolvidos, o custo deve ser avaliado caso a caso.
Depende das características de cada material, do perfil de cada empresa e da utilização final do gás. O melhor varia de acordo com a prioridade, sendo levado em consideração o custo de instalação do projeto, custo operacional, eficiência energética, substrato utilizado, área disponível, uso do gás, entre outras prioridades.
Varia bastante de acordo com o estado em que a fábrica será instalada e a agilidade dos órgãos ambientais. Outro fator que impacta bastante no tempo para o start-up da fábrica são os fornecedores de equipamentos escolhidos, sendo bem diferente o tempo de entrega de cada um e, algumas vezes, tendo que planejar também o tempo para importação. Por isso, sempre recomendamos o nosso cronograma físico-financeiro, onde planejamos o seu fluxo de caixa com os investimentos necessários do início do projeto até o fim do payback.
Em muitos casos, sim. A biodigestão é uma excelente rota de tratamento e aproveitamento de matéria orgânica. Isso se dá pelo fato de digerir a matéria orgânica que poderia ser prejudicial ao meio ambiente em um local controlado, sem danos ambientais. Se o biogás for queimado, isso garante a diminuição de emissões de gases do efeito estufa que seriam gerados a partir dessa decomposição. Se esse material for utilizado para geração de alguma forma de energia, ainda deixamos de utilizar combustíveis fósseis que emitem CO2, utilizando energia de um resíduo que poderia ser um passivo ambiental. Além disso, a matéria orgânica pode ser utilizada como adubo, o que aumenta a produtividade da agricultura e diminui a necessidade de adubação química.